Galopeiraaa!!!

Bom, após um longo e tenebroso inverno! É tempo de voltar para casa, a minha casa! Por conta disso, além de não estar conseguindo finalizar as postagens que eu tenho feito, tenho estado meio enrolado, preciso  me organizar! Entre idas e vindas, devo confessar que não tinha a intenção de voltar, mas... segura no leitão e vamos que vamos.

Voltar à fronteira, me dá aquela sensação de estar voltando ao "velho oeste"! A cidade que eu moro é conurbada com uma outra cidade paraguaia, ou seja, as duas cidades são de fato uma única cidade, separadas apenas por uma avenida - algo como pegar a Avenida Paulista, em São Paulo, e imaginar que de um lado é Brasil e do outro lado Paraguai, é bem isso.

Isso garante algumas confusões bem legais, e outras nem tanto! O trânsito é uma zona, visto que todo mundo anda por todo lugar, bater em um carro paraguaio aqui no Brasil, ou então se envolver em um acidente de carro no lado paraguaio, é dor de cabeça na certa. Em contra partida, apesar de morar em uma cidade pequena (70 000 habitantes no lado brasileiro) temos acesso a produtos que mesmo nas grandes cidades não são tão fáceis de se encontrar, e assim, o bom e velho "Sangão de Boi" do domingo, pode ser substituído por vinhos chilenos premiados, pelos quais, em alguns casos pagamos 5 dólares na garrafa! (E nem é falsificado!!! ehehe).

Agora, um dos aspectos mais interessante para mim é a mistura cultural que existe, as famílias acabam se misturando e quase todo mundo, independentemente de onde nasceu, fala português, espanhol e o guarani! Apesar da pobreza que existe, a cultura paraguaia é muito rica, e não é feita só de Perla não! 

Há um folclore muito rico, o que eu conheço um pouco mais é a Polca Paraguaya, música tradicional - muito boa de dançar por sinal. Apesar da gravação não ser boa, o vídeo abaixo, mostra música muito conhecida, tocada em uma harpa paraguaia, eu a escolhi por me lembrar de uma oportunidade em que tive a chance de ver um harpista tocar assim... cara-a-cara.


Pajaro Campaña é uma polca tradicional, é sobre um pássaro que emite um som muito característico, que é imitado pela harpa... Além de muito legal de assistir é impossível não se encantar pelo som.

Então é isso... acho que o próximo post, eu já faço de mí casita!

Arriba, arriba, andale, andale! ;-)


"A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre
por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente"
(MACHADO DE ASSIS)

11 comentários:

Wildeman disse...

Cuidado com a cavalgada, fiote... rs

Tudo mais claro por aqui... ficou bom ! ^^

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

deu vontade de conhecer sua terra ...

Lobo disse...

Desconhecia tal facto. Acho muito engraçado, aqui em Portugal, embora existam algumas cidades, vilas e aldeias coladas a Espanha, são sempre diferentes e com nomes diferentes, ou seja, nunca são a mesma cidade, vila ou aldeia. O seu caso, onde mora, parece-me bem interessante, até porque a questão cultural é sempre uma mais valia. Para um lado, ou para o outro.

Eduardo de Souza Caxa disse...

Supimpa!! Bacana quando cê fala daí (e de Campo Grande tb)!

Três Egos disse...

Interessante, deu vontade de conhecer. Sempre pensei que existisse guardas e cercas elétricas com cães farejadores nas fronteiras. Rs.

Então você sabe espanhol também?

Abraço! E não deixe de provar um doce japonês! Rs

Ro Fers disse...

Caraca, deve ser uma mistureba de cultura...
Bom que você pode comprar importados, inclusive perfumes... Só não sei se realmente são bons...rs
Abraços!

Unknown disse...

Mas, gente, tudo tem um lado bom! Se faltar brasileiro, tem sempre a opção de paraguaio, né... ¡Ándale! ¡Ándale! ¡Arriba! (rs)

Math disse...

Opa...voltastes!!!!
Perai que vou preparar a listinha....kkkkkkk.

Olha, se tem uma coisa que aprendi nesses anos todos...e que tu tb me diz de vez em quando, é que nada é para sempre...e que quando menos esperamos, algo acontece...então, fé meu querido...muita fé!!!
No mais....ao invés de termos Paris (como diz o filme) sempre teremos São Paulo para dar nossas escapadas....claro que agora com mais pessoas...hahahahahahahaha.

Se cuida, irmão!!!
Abraços.

railer disse...

cadê o vídeo de você dançando polca?

Fred disse...

Ah... acho que tem levar todos nós pra um tour nesse "velho oeste"... e certo que dançaremos can-can no saloon... hahahahahaha! Hugzões e bom retorno!

Três Egos disse...

Agora eu entendi a dos docinhos japoneses. rs

Abraço!

Postar um comentário